Acreditem ou não, aplicar um óleo gorduroso na pele da cabeça pode impedir a oleosidade do couro cabeludo e manter o cabelo limpo durante mais tempo.
Inicialmente, estava um pouco cética em relação à ideia de aplicar óleos no couro cabeludo. Eu sabia que muitas bloggers seguem este tipo de tratamento para o couro cabeludo, mas ainda tinha algumas dúvidas e preocupações relativamente à possibilidade de os óleos piorarem ainda mais o meu problema de caspa.
Mudei de ideias depois de sujeitar o meu couro cabeludo a um tratamento com óleos, realizado pela minha amiga cabeleireira 🙂 Percebi que não havia nada a temer; muito pelo contrário, o óleo fez maravilhas, melhorou o estado da minha pele e a aparência do meu cabelo. Depois informei-me mais sobre o assunto e apaixonei-me por este tipo de tratamentos 😀
Agora, estou preparada e desejosa por partilhar a minha opinião sobre os melhores óleos para o tratamento do couro cabeludo.
Por que devem tratar do couro cabeludo com óleos?
Vou começar por responder à vossa pergunta mais popular. Porquê aplicar óleos no couro cabeludo? Acreditem, um óleo vegetal adequado pode fazer maravilhas: melhora o estado do couro cabeludo e a aparência do cabelo de uma forma muito mais eficaz do que uma máscara de luxo caríssima.
Devem recorrer a tratamentos do couro cabeludo porque os óleos:
- fortalecem a barreira hidrolipídica da pele
- asseguram um nível de hidratação adequado
- controlam o nível de produção de sebo
- restauram o pH natural da pele
e são totalmente naturais, seguros e ricos em ácidos gordos saudáveis, minerais, vitaminas e esteróis vegetais! <3
Efeito do tratamento do couro cabeludo com óleo
Tenho plena noção de que a forma mais fácil de avaliar um produto é verificar o seu efeito após a sua utilização regular. Então, quais os benefícios dos óleos para o couro cabeludo?
- Antes de começar a utilizar óleos, o meu couro cabeludo estava extremamente irritado e com caspa. Não conseguia eliminar o problema. Os champôs anticaspa e os esfoliantes eram ineficazes. Acho que foi por isso que o meu cabelo ficou mais fino e começou a cair.
- Após a primeira utilização, apercebi-me de que a minha pele estava menos irritada. Após a secagem com secado, o cabelo ficou mais sedoso e brilhante. Ainda assim, a caspa voltava em pouco tempo, assim como a comichão.
- Depois de aplicar óleo no couro cabeludo durante quase duas semanas, todos os meus problemas capilares começaram a desaparecer. A caspa deixou de aparecer, a pele deixou de ter comichão e o cabelo deixou de estar fragilizado e ficou mais forte. A aplicação regular de óleos deixou o meu couro cabeludo nutrido e hidratado.
Agora, não mudava nada no meu cabelo. Está comprido, espesso, forte e luminoso, e a pele livre de problemas!
Quais os melhores óleos para o cuidado do couro cabeludo?
Não há dúvida que os efeitos dependem do óleo que utilizamos. Nem todos os óleos são eficazes para o couro cabeludo. Para ser mais precisa, alguns óleos não proporcionam efeitos satisfatórios no couro cabeludo porque são mais adequados para o cabelo ou o rosto.
Esta é a minha compilação dos melhores óleos para tratamento do couro cabeludo.
- Óleo de mostarda: é extraído das sementes da mostarda, assegurando uma diversidade de vitaminas e minerais (incluindo zinco e vitamina E, com propriedades anti-idade). O óleo de mostarda apresenta um efeito fantástico no couro cabeludo porque aumenta o fluxo sanguíneo, suaviza as inflamações e hidrata.
- Óleo de rícino: é um dos óleos mais conhecidos e baratos. É possível adquiri-lo em qualquer lado. É espesso, e a aplicação regular no couro cabeludo estimula o crescimento, reduz a queda e as irritações e elimina a caspa.
- Óleo de bardana: é uma fonte valiosa de vitaminas e substâncias naturais que promovem o crescimento capilar. Apresenta efeito bacteriostático e antifúngico, além de prevenir as inflamações. Contém enxofre, que melhora a reparação capilar e reduz a caspa.
- Óleo de feno-grego: é extraído das sementes do feno-grego que utilizei recentemente para fazer um condicionador de couro cabeludo que cheirava a canja. O óleo de feno-grego apresenta um forte efeito condicionador no couro cabeludo irritado e elimina o prurido, mas, acima de tudo, reduz a caspa.
- Óleo de chá: o óleo da árvore do chá sempre foi usada para desinfetar e regenerar a pele. Apresenta propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais, razão pela qual é muito eficaz para cuidar do cabelo afetado com caspa, piolhos e outras infeções.
- Óleo de alecrim: outro óleo essencial conhecido pelos seus benefícios para a saúde. Aplicar este óleo no couro cabeludo é uma maneira fácil de impedir a queda capilar e eliminar a caspa. Alivia o couro cabeludo seco e escamoso.
Deixe uma resposta