Lavar o cabelo e mantê-lo, em geral, limpo, é essencial para a sua beleza e aparência bonita. Durante este tratamento, removemos a caspa, as partes quebradas do cabelo, o sebo e outras impurezas que se acumulam no couro cabeludo. Ainda assim, devemos saber lavar corretamente o nosso cabelo e couro cabeludo. Sabem fazê-lo da maneira certa?
Por que devem deixar o cabelo limpo?
O cabelo deve ficar livre de suor, sebo, sujidade, iões minerais típicos da água dura e resíduos de produtos de estilização capilar. Se as impurezas criarem uma camada espessa no couro cabeludo e no cabelo, será um grande desafio lavar o cabelo ou sofrerá de algum distúrbio cutâneo. Além disso, a limpeza do cabelo e do couro cabeludo será útil quando perceber que os produtos capilares que está a usar deixaram de ser eficazes ou que o seu cabelo deixou de estar com uma aparência limpa. Graças a uma lavagem profunda:
- eliminam as substâncias que se acumulam
- aumentam o volume do cabelo
- preparam o cabelo para outros tratamentos de beleza
- restauram o equilíbrio do cabelo e couro cabeludo
- impedem a oleosidade das raízes
Como deixar o cabelo limpo?
Uma limpeza adequada do cabelo é constituída por duas etapas:
- pré-lavagem – liberta as ligações com a sujidade (o champô não cria muita espuma)
- a verdadeira lavagem – remove todas as impurezas do cabelo (o champô liberta muita espuma)
Vale a pena perceber que o cabelo e o couro cabeludo devem ser lavados com a frequência necessária. Portanto, observem atentamente o cabelo e decidam qual o momento ideal para o lavar. É fundamental que o lavem completamente. Continuem a lavar o couro cabeludo usando movimentos circulares e, ao criar espuma, continuem a passar os dedos pelo cabelo, de cima para baixo.
Se pretender intensificar o efeito de limpeza, podem passar para a limpeza do couro cabeludo. Com a ajuda deste produto de cuidador capilar, vão conseguir remover sebo, suor, células mortas da pele e caspa. Além disso, vão aumentar o fluxo sanguíneo no couro cabeludo e fornecer oxigénio aos bulbos capilares.
Que champô devem escolher para lavar o cabelo?
Basicamente, podem utilizar três tipos de champôs: de limpeza, delicado e o seu favorito. O primeiro champô contém detergentes mas não possui substâncias/agentes nutritivos, regeneradores e suavizantes. Deve, utilizá-lo para lavar o cabelo quando este está sobrecarregado de produtos de estilização. Além disso, se tiverem o cabelo saudável, o champô de limpeza é perfeitamente adequado.
O segundo tipo de champô que enumerei destina-se às pessoas que desenvolveram alergias a detergentes. Neste caso, o procedimento de lavagem do cabelo é um pouco mais demorado, pelo que será boa ideia repeti-lo algumas vezes. Utilizem o terceiro champô quando o de limpeza e o delicado não proporcionarem os efeitos desejados.
Cuidado capilar pós-lavagem
A utilização de champôs agressivos pode remover os lipídios do couro cabeludo. Por esse motivo, devem aplicar uma máscara hidratante e regeneradora após cada lavagem do cabelo. Se não o fizerem, é altamente provável que o cabelo fique baço, seco e incontrolável. Por último, mas não menos importante, o cabelo pode parecer e comportar-se de maneira diferente depois de ser exposto à lavagem adequada pela primeira vez.
Como remover os silicones do cabelo?
Surpreendentemente, o procedimento a seguir para remover os silicones parece do cabelo é exatamente igual ao procedimento de lavagem regular do cabelo. No entanto, o pior que podemos fazer é deixar simplesmente de usar silicones. Afinal, este ingrediente tem como função deixar o cabelo brilhante e macio, combater a perda de água, proteger contra danos e preencher os espaços na superfície do cabelo.
Têm algumas ideias relativamente a limpeza capilar profunda? Partilhem abaixo.
Deixe uma resposta