Olá!
Como provalmente deves saber, a maneira como armazenas os teus cosméticos tem um impacto muito grande nas ações, propriedades e ingredientes dos mesmos. Afinal, vai ter um impacto direto na condição do seu cabelo e da sua pele. É por isso que hoje vou contar como armazeno os meus três cosméticos: óleo de coco, óleo de linhaça e azeite. Espero que goste.
O armazenamento adequado dos óleos
Óleos cosméticos, assim como outros produtos para cabelo, pele e unhas, precisam ser armazenados da maneira correta. Porque? Para que não se estraguem, percam as suas propriedades e se tornem prejudiciais para nós. Por isso, devem garantir que os vossos cosméticos estejam em boas condições. Estes não devem ser submetidos à luz direta (natural ou artificial), nem à umidade, a temperaturas extremas ou ao ar. Caso contrário, os óleos ficarão rançosos, cheirarão mal, perderão a cor e, o que é pior, terão um impacto negativo no cabelo e na pele.
Como armazenar óleo de coco?
O óleo de coco também é chamado de óleo não secante, o que significa que é estável quando se trata de armazenamento. Tudo isso devido à sua composição, que consiste em 80% de ácidos graxos saturados. Portanto, o óleo de coco pode ser guardado tanto na cozinha quanto na casa de banho. A temperatura na qual derrete é de 25 graus Celsius, então não precisa preocupar-se por ele derreter, porque não derrete. É importante manter o óleo de coco num frasco hermético, longe da umidade ou da luz.
Como armazenar óleo de linhaça?
O óleo de linhaça é um óleo secante. Contém uma grande quantidade de ácidos graxos poliinsaturados, o que o torna sensível a fatores externos. É por isso que está sujeito à decomposição devido à temperatura, ao ar e à luz. Por este motivo, o óleo de linhaça deve ser armazenado num local fresco, seco e à sombra, por exemplo, num frigorífico. Lembre-se de que, enquanto armazenado, o óleo de linhaça pode ficar turvo – é uma ocorrência natural. É melhor usá-lo dentro de três ou quatro semanas depois de aberto.
Como armazenar azeite?
O azeite é feito com ácidos graxos monoinsaturados e em menor quantidade os ácidos graxos saturados e poliinsaturados. Essa combinação torna-o sensível a fatores externos. É importante referir que o azeite é um óleo que não seca, o que signficia que não expira. No entanto, ele tem uma data de validade, mas quando armazenado corretamente preservará as suas propriedades nutritivas por um longo espaço de tempo. O mais prejudicial ao azeite é a luz e o ar, por isso deve ser guardado na garrafa de vidro escuro na temperatura de 10 a 18 graus Celsius.
Deixe uma resposta