Olá!
Os cuidados com os cabelos envolvem o uso de várias substâncias, como humidificantes. Ao lado dos emolientes e das proteínas, os humidificantes fazem parte do chamado grupo HPE, necessário para o equilíbrio do cabelo e do couro cabeludo. Se faltam humidificantes no seu cabelo, verifique como usá-los e qual sua ação. Aproveite o meu post.
O que são Humidificantes?
Um humidificante é uma substância higroscópica que dissolve bem a água e a retém dentro do cabelo. Graças a ela, os cabelos obtêm o nível adequado de hidratação, tornam-se macios e brilhantes. Em cosmetologia, os humidificantes são usados como hidratantes higroscópicos. Humidificantes em cosmetologia incluem:
- ácido hialurônico – repõe o défice de água na estrutura do cabelo,
- glicerina – torna o cabelo brilhante e previne o ressecamento,
- ureia – hidrata, regenera e torna o cabelo macio,
- Aloe – hidrata o cabelo e alivia as irritações do couro cabeludo,
- mel – nutre e fortalece,
- pantenol – aumenta a produção de queratina,
- sorbitol – suaviza e garante brilho,
- frutose – repõe o défice da estrutura do cabelo,
- lecitina – cuida dos cabelos sem cor.
Como os humidificantes trabalham no cabelo?
O cabelo está sujeito a vários fatores externos. Entre muitos, podemos enumerar a radiação solar, bem como altas e baixas temperaturas. O cabelo pode ser danificado por todos os tipos de cosméticos, estilização incorreta ou tratamentos muito frequentes. Em alguns casos, humidificantes podem ajudar. A sua ação é hidratar e reter água no interior dos cabelos.
Como usar humidificantes?
No que toca a usar estas substâncias, humidificantes têm de ser aplicados quando o clima está correto. Caso contrário, o cabelo vai absorver água do que o rodeia, que é a pele e os fios, e isso vai acabar por secar os mesmos.
Deixe uma resposta