Como NÃO cuidar do seu cabelo? 5 coisas do dia-a-dia que danificam o cabelo

Conhece este cenário? Usa cosméticos super avançados, produtos de confiança, máscaras caras ou óleos para o cabelo mas o seu cabelo ainda tem um aspeto… mau? Não vê nenhuma melhoria apesar de dar os melhores cuidados ao seu cabelo? Os culpados podem ser atividades do dia-a-dia aos quais não presta atenção. É por isso que, em vez de um guia para cuidados para o cabelo, criei um ANTI-GUIA. Veja como NÃO cuidar do seu cabelo e as piores coisas que o seu penteado ODEIA. 

5 coisas que o seu cabelo odeia completamente

1. Ferro de alisamento, enrolador e outras ferramentas quentes 

O cabelo não gosta de estilização com calor. É um inferno: só 40 graus Celsius são perigosos para o cabelo, pois privam-no de água. No que diz respeito aos alisadores, chegam aos 200 graus ou mais… Isto traduz-se para ligamentos dissulfeto partidos nas estruturas interiores do cabelo – um cabelo destruído não pode ser regenerado. Evite enroladores quentes, ferros de alisamento e outros instrumentos quentes como se fossem a peste. Se precisar de os usar de vez em quando, lembre-se sempre dos protetores de calor. 

2. Uns tratamentos de cabelo no cabeleireiro “fixes” 

A lista negra é curta, mas ainda assim só destaca “celebridades”:

descoloração, coloração, permanentes, remoção de cor, extensões. Esteja atenta a cada um. Claro que não está proibida de pintar o cabelo, mas lembre-se de fazer um tratamento de condicionamento intenso no cabeleireiro de tempos em tempos e do cuidado diário adequado para o cabelo.

3. Dano mecânico

Trata-se de escovar muito, puxar o cabelo, secar com a toalha de forma bruta, esfregar o cabelo na almofada – mesmo este aspeto inocente pode causar danos. Todos parecem inocentes, mas quando são repetidos diariamente, causam danos nas estruturas exteriores do cabelo. O maior crime nesta categoria envolve dormir com cabelo molhado – é um grande erro que leva rapidamente a danos e cabelo com péssimo aspeto. Para além disso, vai saber o aspeto que vai ter de manhã: cabelo indomável fora de controlo, cabelo que parece palha. Experimente corrijir o erro, nomeadamente, escove o seu cabelo com cuidado, começando pelas pontas e suba gradualmente para evitar nós e cabelo emaranhado. Para desemaranhar cabelo húmido, use um pente largo e não seque com a toalha. Em vez disso, escorra o excesso de água.

4. Fatores externos

Sim, eu sei, não podemos evitar o frio extremo, vento forte ou forte luz solar que danifica o cabelo a um ritmo acelerado, incluindo folículos capilares. Os fatores externos dificultam-nos a vida. É por isso que proteger o cabelo contra a luz do sol, radiação UV perigosa e temperaturas negativas é super importante. Meninos e meninas, senhoras e senhores, protejam sempre o vosso cabelo pois, hoje em dia, é ameaçado adicionalmente pela poluição do ar e smog. No verão e inverno, lembrem-se de chapéus e optem por sprays protetores ou óleos para o cabelo. Ponham um humidificante em casa durante o inverno uma vez que o ar seco, devido ao aquecimento central, tem um mau efeito sobre o cabelo e pele.

5. Água

Parece tão inocente…. Na verdade, a água pode danificar o seu cabelo se for dura à medida que os minerais acumulam-se no cabelo fazendo-o teso e tiram a água. Eu sei que parece um paradoxo mas é verdade e descobri isto por mim própria quando estava de férias e tive a oportunidade de lavar o meu cabelo com água macia. Pelos vistos a água é péssima onde vivo e não fazia a menor ideia. Se quer reduzir o efeito danificador da sua água da torneira, use água fervida e vinagre para passar por água no fim. Desta forma torna o seu cabelo mais suave e mais brilhante e, o pH do couro cabeludo fica equilibrado. Claro que tem que ter cuidado com o cloro na água da piscina porque piora dramaticamente a condição do cabelo.

É isto. Agora pensem quais dos fatores mencionados acima causam um mau efeito no seu cabelo e dê o seu melhor para minimizar as perdas. Fiquem bem!

Artigos similares

Artigo anterior Artigo seguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 shares