Penso que a maioria de vós está ciente do facto de que os cuidados capilares adequados começam no couro cabeludo. Champô e condicionador não são suficientes para obter um cabelo bonito, limpo e saudável. Portanto, hoje vou dizer algumas palavras sobre tratamentos no couro cabeludo aos quais pode expor o seu cabelo em casa. Os tratamentos do couro cabeludo, que são extratos de ervas, são capazes de reforçar significativamente os folículos do cabelo. Deixem-me mostrar-lhes os melhores tratamentos para o couro cabeludo e como criar o seu próprio elixir de reforço capilar.
O que é um tratamento no couro cabeludo?
Primeiro, um pouco de teoria. Em português simples, um tratamento no couro cabeludo depende da aplicação de um creme/condicionador no couro cabeludo e na pele da cabeça.
Por ser bastante líquido, um produto para tratamento do couro cabeludo deve ser aplicado com o auxílio de uma seringa, pipeta ou frasco com atomizador. Obviamente, existem mais características de um creme para o couro cabeludo do que apenas a sua consistência líquida. Um produto usado para o tratamento do couro cabeludo também tem uma composição única. A maioria destes produtos são misturas de ervas e extratos de plantas, às vezes combinados com óleos naturais.
Os produtos usados no tratamento do couro cabeludo devem ser espalhados pelo couro cabeludo e depois massajados cuidadosamente na pele da cabeça. Esta terapia combina a rotina diária de cuidados com o couro cabeludo/cabelo com massagens delicadas, o que leva a melhorar a circulação e nutrição. Além disso, quando ajuda os nutrientes a penetrar no couro cabeludo de forma mais eficaz, as glândulas sebáceas começam a funcionar melhor, o crescimento do cabelo é estimulado e a perda de cabelo é prevenida. Naturalmente, cada tipo de erva usada no produto tem vários efeitos; no entanto, o principal objetivo do tratamento do couro cabeludo é reforçar os folículos e dar ao couro cabeludo os nutrientes que lhe faltam.
Os benefícios de um tratamento do couro cabeludo
- Couro cabeludo nutrido
- Secreção regulada de sebo
- Crescimento capilar aumentado
- Redução da queda de cabelo
- Fornece a matriz capilar com oxigénio
- Efeitos intensificados de outros produtos capilares
- Couro cabeludo hidratado
- Redução/eliminação de caspa
- Aumento do volume do cabelo
Qual é melhor tratamento no couro cabeludo para mim?
Um bom produto usado para o tratamento do couro cabeludo é aquele que não tem de todo substâncias sintéticas. Lembre-se de aplicar este cosmético ao longo de todo o comprimento do cabelo (que é a parte morta do cabelo) e no couro cabeludo, portanto, é óbvio que este produto tem que ser seguro e não irritante.
Aqui está o meu conselho, verifique sempre o INCI de um creme para o couro cabeludo em particular antes de comprá-lo. Faça os possíveis para evitar a desidratação de álcool (não devem estar lá em primeiro lugar!) e silicones e parabenos pesados. Quanto mais substâncias naturais e mais pequena for a lista de ingredientes, melhor o creme para o couro cabeludo é. Confiem em mim.
Penso que também devo dizer que existem bons álcoois que formam uma espécie de portal para todos os nutrientes. Além disso, os bons álcoois também aquecem o couro cabeludo e estimulam o fluxo sanguíneo. É assim que o produto usado para o tratamento do couro cabeludo é capaz de penetrar na pele de forma mais rápida e profunda. Aqui está a lista dos álcoois dos quais não deve ter medo: álcool acetílico, álcool behenílico, propileno glicol, álcool lanolina, álcool laurílico, álcool miristílico, glicerina, sorbitol, álcool estearílico.
Quando e como devo tratar o meu couro cabeludo?
Na verdade, existem três métodos para executar o tratamento no couro cabeludo. Tudo depende das suas preferências e do creme para o couro cabeludo que usa. Por exemplo, se quer expor o seu cabelo ao tratamento caseiro e natural do couro cabeludo, pode fazê-lo as vezes que quiser. No entanto, este princípio não se aplica a produtos comprados em lojas para tratamento do couro cabeludo, como é óbvio. Basta seguir as instruções fornecidas na embalagem. Pessoalmente, faço tratamentos caseiros no couro cabeludo e geralmente aplico-os antes da lavagem do cabelo (massajo um creme na cabeça, deixo descansar durante 30 minutos e lavo o cabelo depois).
A técnica alternativa depende da aplicação de um creme no couro cabeludo após a lavagem do cabelo. Basicamente, pode fazer isto quando o cabelo ainda estiver húmido ou seco com uma toalha para ser mais precisa. Tais tratamentos no couro cabeludo são mais suaves. Não precisa de enxaguar.
A terceira forma de fazer um tratamento no couro cabeludo é fazê-lo em cabelo seco. Isto vai proteger o seu cabelo contra danos e ajudará a nutrir o couro cabeludo. Além disso, é muito possível que este produto levante o cabelo e aumente o volume. Portanto, pode usá-lo todos os dias porque também é um bom produto para modelar cabelo.
Durante quanto tempo devo expor o meu cabelo ao tratamento do couro cabeludo? Quando é que posso esperar para ver os efeitos?
Obviamente, a frequência da execução do tratamento do couro cabeludo está estritamente relacionada ao estado do cabelo. Não vou surpreendê-la se lhe disser que, quanto mais danificado o cabelo estiver, mais tempo o tratamento no couro cabeludo deve durar. Em geral, deve prestar atenção ao seu cabelo e às suas necessidades; verifique se consegue identificar alguma melhoria na aparência. Eu costumava aplicar o creme no couro cabeludo sempre antes da lavagem do cabelo e de manhã para secar o cabelo. Depois reduzi a frequência para apenas uma vez por semana, às vezes duas vezes por mês.
No entanto, há um prazo que possa indicar. Lembre-se de que o tratamento do couro cabeludo não deve durar mais do que 3-4 semanas. Além disso, não se sinta desanimada se não conseguir melhorar muito, pois uns meros dias de tratamento no couro cabeludo não fornecerão resultados impressionantes.
O melhor tratamento do couro cabeludo para um crescimento mais rápido do cabelo e nutrição
Eu sei que posso parecer um disco riscado, mas novamente, este é um problema bastante individual. O tratamento do couro cabeludo que funciona para si depende do tipo e do estado do cabelo, da porosidade, do nível de dano, etc. Algumas estão satisfeitas com o tratamento do couro cabeludo para cabelos danificados, outras optam pelo tratamento com ervas e outras querem lidar com o excesso de sebo e, portanto, aplicam o creme com óleo de jojoba ou âmbar.
Penso que também devo mencionar aqui que, no caso do cabelo fino e propenso a danos ou cabelo tratado com cores, o tratamento do couro cabeludo à base de plantas pode ser inadequado, porque estes produtos para o cabelo não fornecem apenas limpeza profusa, mas também podem deixar o cabelo baço. Portanto, seria mais benéfico procurar um tipo de produto 2 em 1 – condicionador e creme – que intensifiquem a cor do cabelo. Por exemplo, pode ser um creme de camomila para cabelo loiro e tratamento para o couro cabeludo de café, para cabelo escuro.
É fã de tratamentos no couro cabeludo? Quais são os produtos que prefere: os caseiros ou os que compra numa farmácia? Deixe um comentário!
Deixe uma resposta