Que condicionador de couro cabeludo escolher? Tipos, aplicação, efeitos

Champôs, máscaras e condicionadores não são os únicos produtos de cuidado capilar que utilizo para cuidar do meu cabelo com regularidade. Adquiri recentemente alguns condicionadores de couro cabeludo. Se também estão a pensar experimentar, fiquem a saber que condicionador de couro cabeludo escolher, que benefícios oferece e como aplicá-lo corretamente.

Para que servem os condicionadores de couro cabeludo?

Naturalmente, os condicionadores de couro cabeludo mais populares são aqueles que promover o crescimento do cabelo. No entanto, também existem produtos com outras funcionalidades, como por exemplo, reforçar o couro cabeludo e os bulbos capilares, aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo (para permitir que o cabelo receba uma maior porção de nutrientes) e até proporcionar relaxamento. Quais os benefícios da utilização de condicionadores de couro cabeludo? Bem, o cabelo fica mais espesso e é possível observar o crescimento de cabelos novos. Além disso, estes produtos de cuidado capilar prolongam a fase de crescimento, o que faz com que o cabelo cresça e fique mais comprido.

Que condicionador de couro cabeludo escolher? Fiquem a conhecer os tipos de condicionadores de couro cabeludo

Podem escolher um dos seguintes condicionadores de couro cabeludo:

1. Álcool – para algumas pessoas, este tipo de condicionador de couro cabeludo é o mais forte e o mais eficaz. O álcool é um solvente potente que permite que os nutrientes se mantenham ativos durante muito tempo. Além disso, devido à presença de álcool, o condicionador de couro cabeludo é aquecido, o que estimula o fluxo sanguíneo no couro cabeludo. Devo acrescentar que os condicionadores do couro cabeludo à base de álcool geralmente contêm ervas, cujos efeitos são intensificados pelo álcool.

Quem deve utilizar condicionadores de couro cabeludo com álcool? Basicamente, este produto é recomendado para quem tem o couro cabeludo forte e espesso. Por outro lado, os condicionadores à base de álcool não devem ser utilizados por pessoas com pele sensível e com psoríase ou caspa. Este produto de cuidado capilar pode desidratar o cabelo e intensificar o problema.

2. Isentos de álcool – são mais delicados mas são tão eficazes como os condicionadores de couro cabeludo que contêm álcool. No entanto, neste caso, o ingrediente de base é água, destilado de ervas ou sumo de aloé. Na maioria dos casos, as substâncias ativas são a capsaicina ou a cafeína. Os condicionadores de couro cabeludo sem álcool são recomendados para praticamente todas as pessoas, excluindo aquelas que enfrentam sérias dificuldades em cuidar do cabelo e do couro cabeludo.

3. Condicionadores de couro cabeludo caseiros – tratam-se de produtos à base de ervas. São adequados para pessoas que valorizam o cuidado capilar natural feito em casa.

4. Condicionadores de couro cabeludo à base de óleo – na maioria dos casos são óleos com ervas maceradas. Este tipo de condicionador de cabelo produz efeitos positivos nas pessoas que utilizam óleos. Por outro lado, os condicionadores de couro cabeludo à base de óleo não serão benéficos para quem sofre de problemas de queda de cabelo ou não tem tempo para usá-los corretamente. Basicamente, podem aplicar óleos puros no cabelo e no couro cabeludo. Seguramente, os mais eficazes – em termos de crescimento capilar – são o óleo de mostarda, óleo de feno-grego e óleo de rícino.

Como aplicar condicionadores de couro cabeludo?

Quer contenham álcool ou não, os condicionadores de couro cabeludo devem ser aplicados antes ou após a lavagem do cabelo. Na maioria dos casos, são aplicados com conta-gotas para libertar algumas gotas do condicionador no couro cabeludo – divida o cabelo em mechas primeiro. Os condicionadores de cabelo à base de óleo, como os óleos puros, devem ser esfregados no couro cabeludo antes da lavagem ou na hora de dormir.

Como sabem que estão a aplicar o condicionador de couro cabeludo corretamente? Vão começar a aparecer cabelos novos, os fios crescem mais rápido e o couro cabeludo fica em bom estado. No entanto, se sentirem que o couro cabeludo pode estar irritado e cada vez mais fino, o condicionador de couro cabeludo que estão a usar não é adequado para vocês – o melhor será deixar de usar de vez.

Artigos similares

Artigo anterior Artigo seguinte

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0 shares